Pincéis de maquiagem: conheça os tipos e suas funções.


Os pincéis de maquiagem são ferramentas do mundo feminino para nos ajudar a dar a aplicação e acabamento perfeito! Cada etapa de uma maquiagem exige um tipo de pincel para certo efeito desejado, por isso é importante conhecer os pincéis e suas funções. Há muitas dúvidas sobre este assunto, principalmente entre as iniciantes e há até quem não goste de usar pincel em uma make, mas em todo caso o post de hoje é pra ajudar você minha amiga que quer aprender a funcionalidade dos pincéis!

1. PINCEL PARA PRIMER E BASE:



Língua de gato: são aqueles mais compridinhos em formato de "U" inverso (como o primeiro da foto) e podem ter diversos tamanhos. Devido ao seu formato permite a aplicação até mesmo em contornos do rosto como na lateral do nariz e outros "cantinhos".

Duo Fiber: como o nome já propõe são aqueles pincéis compostos de dois tipos de fibras, a sintética e as naturais. Menos denso que outros pincéis de rosto, proporciona um acabamento mais leve e uniforme.
Ele serve também para esfumar os demais produtos de rosto como base, pó, blush e bronzer.

Kabuki: o pincel kabubi é o mais denso e possibilita uma aplicação mais prática e bem uniforme. Ele é ótimo para evitar desperdício de produto do que utilizar as mãos e deixa um efeito natural. Se precisar de uma pele mais carregada, este pincel também possibilita a aplicação de camadas com distribuição perfeita.

2. PINCEL PARA CORRETIVO:




Os pinceis de corretivo basicamente são muito semelhantes aos de base em tamanho menor. São funcionais para alcançar os cantinhos do rosto e aplicar mais pontualmente o produto (veja aqui o post do PF sobre como aplicar corretivo).

3.PINCEL PARA PÓ:

Os pincéis de pó são sem dúvida os mais tradicionais. São aqueles bem gordinhos, cheios e grandes, pois permitem a distribuição do produto sem acumular.


4. PINCEL DE BLUSH E CONTORNO:


Os pincéis de blush são semelhantes aos de pó: gordinhos e volumosos, porém são menores de forma que permita aplicação localmente nas maçãs do rosto. Alguns são chanfrados ("inclinados") o que facilita ainda mais sua aplicação. Existe aquele também em forma de leque que na maioria das vezes são denominados os pincéis "vassourinhas", ou seja, para limpar qualquer sujeira que venha a cair na hora da maquiagem dos olhos. Porém, existem alguns vassourinhas menores, que pode ser adaptado para aplicação de blush ou contorno de forma que deixa um ar mais discreto. Para o contorno essa dica é bem interessante, utilizando ele de lado, se torna fino e concentra bem o produto abaixo das maçãs, sem marcar demais. #ficadica

5. PINCEL DE OLHOS:


Existem uma infinidade de pincéis para olhos, mas basicamente vou falar dos mais utilizados ilustrados na imagem (da esquerda pra direita).
Pincel chanfrado fininho: permite aplicação de qualquer tipo de delineador com facilidade. A inclinação permite a acomodação do pincel e facilita o traço fino e perfeito. Também serve para preencher as sobrancelhas com sombra marrom. #ficadica

Pincel chanfrado fofinho: serve para aplicação de sombra. A sua inclinação permite aplicação em cantos do olho, como marcação do côncavo ou canto externo por exemplo.

Pincel redondo: pincel para aplicação de sombra. Por ser mais volumoso, também permite uma leve esfumada na sombra. Os de cerdas sintéticas são menos volumosos, mas com o mesmo formato em "u" invertido e indicados para sombras mais úmidas, cremosas ou glítter.

Pincel lápis: é assim chamado pela sua "pontinha" que lembra um lápis. É um pincel de precisão, para aplicação de sombra em locais pontuais, como o cantinho interno de iluminação do olhar por exemplo.

Pincel esfumador: Gordinho esse pincel serve para esfumar a sombra. Geralmente utilizado para esfumar o côncavo e proporcionar aquele degradê bonito em uma maquiagem. 

Pincel cerdas curtas: serve para aplicação de sombra mais pontualmente. Mais preciso que um pincel de sombra fofinho, ele funciona pra destacar uma sombra.

Pincel fininho: é um pincel funcional para diversos efeitos. Desde aplicação de delineador com traço mais fino, como para aplicar sombra em cantinhos e detalhes.

6. PINCEL DE BOCA:


Os pincéis de boca são aqueles mais finos e durinhos para proporcionar a aplicação do batom ou gloss precisamente. A indicação é contornar os lábios e depois preencher, evitando borrões.


Já fazia um tempo que queria fazer esse post aqui no blog, acho muito interessante conhecer e saber utilizar os pincéis. As vezes temos tantos e não usufruirmos todo o potencial deles por não saber exatamente pra que servem! Não é mesmo? Espero que tenha ajudado as florzinhas que tinham dúvida. E para as que já conhecem, espero que tenham aproveitado de alguma forma o post que fiz com todo carinho! Lembrando que nada é regra, apenas informações para agregar seu conhecimento sobre maquiagem. Afinal, tem tantas maneiras de utilizar os pincéis de maquiagem, o interessante é explorar cada um e descobrir seus potenciais. Beijinhos suas lindas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...